sábado, 20 de junho de 2009

Magia brasileira


É possível afirmar que o Brasil é rico em sua diversidade mística e cultural. O místico não só se restringe a cultura , mas também é presente no caldeirão dos bruxos do poder político, suas poções fazem entorpecer sua população encantada.
Há relatos de muitos políticos e famosos que pedem auxílio a mandingas de pais de santo, oferecendo em troca do poder carros, velas, dinheiro e até mesmo sangue. Dá até para acreditar que esse governo de votos enfeitiçados é regido por forças ocultas que incorporam representantes políticos e fazem de nosso país algo maldito, como exemplo de Jânio Quadros, que afirmou em sua carta de despedida da presidência ser atordoado por tais forças obscuras.
Vários foram os períodos amaldiçoados: Getúlio e sua magia do populismo ; ditadura militar e hoje a fantasia de um governo sem corrupção em meio a tantos mitos democráticos...
Até nosso patrimônio verde, a Amazônia, não é suficientemente segura pelo Curupira, pela Matinta Pereira e a Iara quais são exemplo, mesmo que imaginários, de cidadãos brasileiros que defendem sua cultura nacional do olho gordo dos estrangeiros.
Uma dica: para tanto mau agouro e mal-olhado nesse país, basta um banho de cheiro da Tia Zica e fazer corpo fechado para o mal. Que a Matinta, a Iara e o Curupira assombrem e encantem as demais culturas.


Leyna Nakamigawa

Um comentário:

  1. Adorei irmãzinha!
    Com certeza tem muita magia negra por trás de toda essa politicagem. Como tanta coisa ruim aparece e desaparece sem deixar vestígios?
    Lindo texto! Como sempre!

    Beijooo

    ResponderExcluir